::O Anime::

Foram produzidas 4 séries: Captain Tsubasa Serie original, Shin Captain Tsubasa, Captain Tsubasa J e Road to 2002. As duas primeiras estão ligadas entre si. Já as duas ultimas contem histórias com remakes e outras partes da história não tenho relaçõ direta com a história original, isso atraplaou a cabeça dos fãs que não conhecem a história original...

CAPTAIN TSUBASA SERIE ORIGINAL

A série de TV conta com 128 epsódios baseados no mangá original. A série foi lançada no Japão em 28 de outubro de 1983.
Compreende desde o início da série, como Tsubasa conhece Taro Misaki (Carlos) e Genzo Wakabayashi (Benji), logo o primeiro campeonato nacional, que culmina com la vitória sobre o Meiwa por 4-2, até la heróica carreira de Tsubasa rumo ao tricampeonato, sobrepondo-se a suas lesões, aos novos rivais e os antigos que querem sua revanche. Culmina com o empate do Nankatsu FC com o Toho por 4-4.

Ver o Resumo

SHIN CAPTAIN TSUBASA

O mundial sub-16 (Shin Captain Tsubasa), com sede em París, França. Inclui as partidas de preparação da equipe juvenil japonesa, o campeonato que termina com a vitória do Japão sobre Alemanha por 3-2. Também está o desenlace da série e o destino parcial dos protagonistas.

Ver o Resumo

CAPTAIN TSUBASA J/WORLD YOUTH

Captain Tsubasa J é uma nova adaptação da série original Captain Tsubasa, ou seja, nada além da primeira série com cortes e mais uma parte de World Youth, segunda série no mangá. O problema é que a série pára no meio de World Youth, fica meio confuso...Foi a única exibida no Brasil com 46 episódios, divididos em duas fases. De 1 a 33, conhecemos a história do garoto Oliver Tsubasa, um sonhador por chegar à Copa do Mundo pela seleção japonesa, num caminho cheio de desafios e amizades.
De 34 a 46, ficamos de olho em outra revelação: Shingo Aoi. O pobre garoto tenta vida na Itália e segue o mesmo sonho de Oliver. Este, aliás, tem suas participações com os outros personagens. É a fase em que assistimos ao fim de São Paulo x Flamengo. A introdução de Shingo Aoi na serie A, Real Japan 7, as eliminatórias da copa asiática, a copa asiática e o mundial sub-19 com sede no Japão.

Ver o Resumo de CTJ

Ver o Resumo do World Youth

CAPTAIN TSUBASA ROAD TO 2002

A série Road to 2002 é composta em si por quatro partes:

CAPTAIN TSUBASA ROAD TO 2002: PARTE I
Ésta parte inclui um remake da etapa primária (SHOOGAKUSEI HEN) e secundária (CHUUGAKUSEI HEN) da série original Captain Tsubasa, esta etapa foi chamada no anime de ROAD TO DREAM.

CAPTAIN TSUBASA ROAD TO 2002: PARTE II
Ésta parte inclui um remake do que são os OVAs Shin Captain Tsubasa, é o campeonato juvenil sub-16, ésta etapa foi chamada no anime de ROAD TO SKY.

CAPTAIN TSUBASA ROAD TO 2002: PARTE III
Ésta etapa conta ,em poucos capítulos, a história de Tsubasa no Brasil e seu duelo com Santana, ésta é a primeira parte da etapa que no anime foi chamada de ROAD TO VICTORY.

CAPTAIN TSUBASA ROAD TO 2002: PARTE IV
Segunda parte da etapa ROAD TO VICTORY onde se passa a parte animada do novo mangá ROAD TO 2002.

Ver o Resumo

Obs: Algumas informações tiradas do site www.capitantsubasa.com