::Mangá x Anime::

Existem muitas diferenças entre o mangá e o anime em todas as fases de Captain Tsubasa.Muitas delas são absurdas pois confundem a cabeça de muitos fãs. Veja algumas dessas diferenças:

-Existem 3 séries de anime(Captain Tsubasa, Captain Tsubasa J, e Captain Tsubasa Road to 2002) e nenhuma tem relação entre si e tanto que cada uma conta o inicio da história de Tsubasa de um jeito diferente.

-A série Captain Tsubasa J, trata-se de um remake da fase do primário (1º Campeonato Nacional) mais o início da fase World Youth. Captain Tsubasa J termina quando o Japão se classifica para a Copa Asiática e depois que os jogadores excluídos por Minato Gamo conseguem vencer o Real Japan 7 (7 Verdadeiros). Assim a Copa da Ásia e o Mundial sub-19, que são as melhores partes dessa fase, ficaram fora do anime.

-O anime Captain Tsubasa Road to 2002 também não seguiu a história do manga. A história faz um remake do primário(1º Campeonato Nacional), do secundário (3º Campeonato Nacional), Mundial Sub-16 e o início da fase Road to 2002. Tudo isso é contado de uma forma muito diferente do mangá. No manga, não existe o jogo amistoso contra a Holanda e nem a final da Copa do mundo entre Brasil e Japão, a história do manga acontece depois da Final entre Brasil e Japão no Mundial sub-19, Tsubasa já casado com Sanae deixa o São Paulo para ir jogar na Europa, a fase Road to 2002 em manga baseia-se principalmente em Tsubasa, Hyuga, Wakabayashi e Aoi na Europa e os outros jogadores da seleção japonesa na J-League. E termina com a partida Barcelona x Real Madrid, pelo campeonato espanhol que no anime nem aconteceu sendo que é a melhor parte dessa fase.

Assim podemos ver que muitos fãs foram prejudicados por causa das distorções que ocorreram na história dos animes...

Se você deseja conhecer a história verdadeira que é a do mangá, veja os nossos Resumos.